segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VGA 2011 - Quem será que leva o GOTY?


No dia 10 de dezembro irá ao ar o Video Game Awards 2011, uma das maiores premiações da indústria  atualmente, praticamente o Oscar dos games. Serão 27 categorias, das quais vinte e cinco serão decididas pelo voto especializado e duas pelo voto popular. Dentre as categorias, certamente a que mais gera excitação (e muitas vezes revolta) na comunidade gamer é a Game of the Year ou simplesmente GOTY, como gostam de chamar. Dessa vez, os indicados ao GOTY 2011 são esses jogos:

BATMAN: ARKHAM CITY
WARNER BROS INTERACTIVE / ROCKSTEADY STUDIOS

THE ELDER SCROLLS V: SKYRIM
BETHESDA SOFTWORKS / BETHESDA GAME STUDIOS

THE LEGEND OF ZELDA: SKYWARD SWORD
NINTENDO

PORTAL 2
VALVE

UNCHARTED 3: DRAKE’S DECEPTION
SONY COMPUTER ENTERTAINMENT / NAUGHTY DOG

Notadamente, foram sentidas várias ausências entre os concorrentes ao GOTY 2011. Alguns games com score elevado no Metacritic não figuraram entre as opções para game do ano. Dentre eles podemos destacar Gears of War 3, da Epic Games, que fecha a trilogia de uma das séries mais bem sucedidas do Xbox 360; Dark Souls, da FromSoftware, um RPG muito bem recebido pelo público e pela crítica, devido ao seu alto grau de complexidade; Battlefield 3, da DICE, cujos gráficos apurados e realistas foram um dos temas mais comentados deste ano; e Infamous 2, da Sucker Punch, um dos melhores exclusivos do PS3.

Entretanto, os fãs não precisam ficar totalmente decepcionados, já que os três títulos ainda concorrem em outras categorias, tais como Best Shooter, Best Multiplayer (Battlefield 3, Gears of War 3), Best RPG (Dark Souls) e Best PS3 Game (Infamous 2).

Os Ausentes:

Battlefield 3

Gears of War 3

Dark Souls

Infamous 2

Ausências à parte, a escolha será apertada entre os cinco candidatos deste ano, pois são todos títulos que se destacam em quesitos distintos, alguns chamam atenção pelos gráficos, outros pela complexidade do sistema de jogo, outros pela originalidade. É claro que o conjunto da obra conta mais do que características isoladas, porém sempre há determinados fatores que contam mais nas decisões do juri, resta saber qual será o fator determinante para aqueles que irão eleger um entre os cinco indicados. Na minha opinião, quem levará o prêmio para casa é The Elder Scrolls V: Skyrim, levando mais em conta o cenário positivo do game atualmente do que sua superioridade em relação aos outros quatro, já que os cinco são indiscutivelmente ótimos games.

Quem quiser participar ativamente da premiação pode visitar o site do VGA e votar nas categorias Most Antecipated Game e Trailer of the Year, além disso você também poderá dar um palpite extra-oficial nos demais quesitos. A categoria Most Antecipated Game traz como candidatos Bioshock: Infinite, Diablo III, Halo 4, Mass Effect 3 e The Last Guardian. Meu voto foi para The Last Guardian, baseado no fato de que Shadow of the Colossus é, praticamente, meu game preferido do PS2. No entanto, como todos sabem, quem deverá ganhar é Diablo III, devido ao tempo de espera e pela comunidade de fãs do game. Quem quiser assistir à premiação pode ver por streaming no site do evento ou aguardar até o dia 22 de janeiro de 2012 (sim, mais de um mês depois), para ver no canal pago TNT - fico com o streaming mesmo, obrigado.

Já ia me esquecendo, como é de praxe, algumas produtoras utilizam a visibilidade do VGA para divulgar novos projetos e pelo menos um anúncio já está confirmado para o evento. O projeto, intitulado The Last of Us, parece ser exclusivo para o PS3. Se estiver curioso, entre no teaser site e dê uma investigada. Comentem aqui sobre seus votos. Bye!

2 comentários:

Henrique disse...

Votei no Diablo, num aguento mais esperar!

Paulo disse...

Sacanagem gears 3 não concorrer ao goty do vga. Pq só 5 candidatos? Não devia ter limite, não teve só 5 jogos bons em 2011. Pra mim perdeu toda a credibilidade o evento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...