terça-feira, 20 de dezembro de 2011

2012 - O ano dos jogos de luta


Essa geração de consoles foi marcada pelo retorno triunfal de um gênero que fez história nos arcades na década de 90, estou falando dos games de luta. Os arcades eram o principal ponto de encontro dos gamers que buscavam bons adversários nos jogos de luta, mas esses locais foram sendo extintos ao longo dos anos e hoje estão praticamente limitados aos shoppings, com exceção do Japão, que ainda mantém viva a tradição dos salões arcades. 

A despeito da decadência dos arcades, a inclusão das redes online nos consoles dessa geração, tornou possível aos jogadores encontrar adversários reais sem sair de casa e isso deu um fôlego imenso aos jogos de luta, tornando o gênero um dos mais rentáveis dessa geração de consoles.

O ano de 2011 trouxe bons games de luta, dentre os quais podemos destacar Mortal Kombat, que trouxe a série de volta para a jogabilidade 2D, porém, com gráficos em 3D, além Super Street Fighter 4: Arcade Edition, Ultimate Marvel vs Capcom 3 e The King of Fighter XIII.

Por melhor que tenha sido este ano para os fãs do estilo, 2012 trará ainda mais jogos de luta, alguns serão versões melhoradas de suas últimas edições e outros trarão capítulos inéditos suas franquias. Vamos ver uma lista do que está por vir:


Virtua Fighter 5: Final Showdown

Considerada a precursora dos jogos de luta com jogabilidade 3D, a série Virtua Fighter trouxe seu quinto capítulo já no início da geração. Entretanto, ficou apagada em relação às demais opções de games de luta por não trazer um modo online, pelo menos não para a versão de PS3. Entretanto, a Sega anúnciou o lançamento de Final Showdown para 2012, com novos personagens, jogabilidade balanceada e um completo modo online.



Tekken Tag Tournament 2

Hoje multiplataforma, a série Tekken surgiu em resposta para Virtua Fighter. Enquanto uma fazia sucesso nos consoles da Sega  a outra arrebatava fãs nos consoles da Sony. A versão Tag do game fez muito sucesso no Playstation 2 e é até hoje uma das preferidas dos fãs. Tekken Tag Tournament 2 traz um vasto elenco de personagens, incluindo alguns que não davam as caras há várias edições do game, como a supostamente morta Jun Kazama. Golpes em dupla e cenários com andares também estão entre as novidades.



Soul Calibur 5

Soul Calibur 5, também previsto para 2012 traz novos personagens e uma inédita barra Super, que nunca tinha aparecido nas versões anteriores da série. Como é de praxe, um personagem de outro universo fará uma ponta especial nesta edição e o escolhido da vez é Ezio Auditore, de Assassin's Creed.



Street Fighter vs Tekken

Este game é fruto de uma parceria entre Capcom e Namco. O game traz a visão da Capcom para o confronto entre as duas franquias. Por esse motivo, o visual dos lutadores de Tekken foi retrabalhado através da mesma engine gráfica de Street Fighter 4 e a jogabilidade também pende para a série da Capcom, ou seja, um visual 3D com uma mecânica em 2D.



Tekken vs Street Fighter

Trata-se do segundo game resultante da parceria entre Capcom e Namco. Dessa vez, quem produzirá é a Namco e o estilo de Tekken predominará sobre o estilo de Street Fighter. Logo, espere por uma mecânica de jogo inteiramente em 3D, tanto nos gráficos quanto na jogabilidade. Confesso que estou mais curioso sobre essa versão, pois será muito interessante ver os personagens de Street Fighter retratados de uma maneira mais realista, usando golpes de artes marciais mais próximos da realidade (embora já tenha sido afirmado que as magias características da série não estarão de fora dessa versão). Não foram divulgados vídeos sobre essa versão do game, apenas algumas poucas imagens de testes feitos pela equipe de produção com os visuais dos personagens. Dos games da lista é o único que pode não sair em 2012.





Dead or Alive 5

Depois de anos de espera desde a quarta versão, lançada no início desta geração, Dead or Alive 5 surgirá em 2012 com a promessa de revolucionar a maneira como os jogos de luta são vistos. O cenários, que sempre foram o principal diferencial da série por conterem obstáculos e vários andares, serão ainda mais dinâmicos nessa edição, pois estarão em constante movimento, forçando uma alteração da estratégia dos jogadores o tempo todo. Além disso, uma nova engine gráfica promete dar um toque menos plastificado aos personagens que, ao que parece, também poderão perder peças de roupa e se sujar no decorrer da partida.





Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations

Este game reunirá nada mais, nada menos, do que todas as gerações vistas na série Naruto. Dessa forma, todos poderão jogar com várias versões dos personagens, em diferentes períodos de suas vidas, incluindo o período pré-Shippuden, quando Naruto ainda era criança. Mais um jogo da Bandai Namco, dessa vez produzido pela Cyber Connect 2.




Esses foram apenas os games que me lembrei dentre os que sairão em 2012 e certamente devem haver outros que não foram listados aqui. Caso se lembrem de mais jogos de luta citem nos comentários. Até mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tekken vs Street realmente deverá ser bem diferente. Chun-li lutando kung fu, Ryu como um karateca de verdade, E-Honda no sumô, enfim, como será que irão retratar o estilo desses personagens? Sem falar nos golpes que já tinham dos jogos da Capcom... Na minha opinião, trazer Street para o mundo de Tekken vai ser bem mais desafiador do que levar Tekken para o mundo de Street.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...