quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Momento nostalgia: Stargame


Embora a indústria dos games fature mais que a indústria do cinema nos dias de hoje, o que mostra seu potencial como meio de entretenimento, o tema nunca foi devidamente explorado na TV brasileira, sobretudo pelos canais abertos. Entretanto, quem foi criança ou adolescente na década de 90 e tinha TV a cabo ou antena parabólica, deve conhecer o saudoso Stargame, que ia ao ar pelo canal Multishow. O fato de ser exibido durante um tempo nas parabólicas tornou o Stargame muito popular entre os gamers. Eu confesso que vi poucas vezes, pois não tinha TV a cabo na época, então só pude ver algumas vezes na casa de amigos que, por sinal, viviam comentando do programa e anotando os cheats que eles passavam.


Na década de 90, a principal revista especializada, a extinta Super Game Power, popularizou o nome Detonado entre os gamers, já que esse era o título da principal seção da revista, onde um jogo específico era detonado do começo ao fim, numa espécie de passo-a-passo. O Stargame, por sua vez, inaugurou sua própria versão do detonado, o Debulhação. Sempre que o quadro ia pro ar o apresentador Cristiano Gualda soltava o bordão: É hora de Debulharrrrr! Que acabou pegando entre os fãs do programa.

Pelo fato do Multishow pertencer a Globo, era muito comum vermos atores da emissora jogando com Cristiano, principalmente os que pertenciam ao elenco de Malhação, quando a novelinha ainda era uma novidade. Na maioria das vezes era visível a falta de familiaridade que os atores tinham com os games, dava até uma certa vergonha alheia, como quando a Cláudia Raia disse que o Vega tinha um "Q" de Edson Celulari (6:08 do segundo vídeo), ao explicar o porquê de escolher aquele personagem. Nos vídeos abaixo você mata a saudade do Stargame. A propósito, no primeiro vídeo é mostrada a participação do Felipe Folgosi, ainda novinho, jogando Killer Instinct e no segundo é mostrada a participação da Cláudia Raia.



2 comentários:

Fábio disse...

Noooooooosssaa pura nostalgia! Me faz lembrar de uma época muito feliz da vida! Adorava o Stargame, bem que podia voltar.

Rodrigo disse...

Nossa essa é do baú hein? O que será que o Cristiano Gualda faz hoje em dia? Era ótimo esse programa. É HORA DE DEBULHARRRRRRR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...