Depois de ouvir alguns comentários sobre a série V, da rede ABC, resolvi assistir ao primeiro episódio sem muitas expectativas. Felizmente, me surpreendi e a série é ótima. Quem leu recentemente a hq Invasão Secreta da Marvel vai encontrar muitas similaridades no plot da série: seres alienígenas, simulando aparência humana, abordam o planeta Terra aparentemente de maneira pacífica, quando na verdade seu objetivo real é tirar o planeta do controle dos humanos.
Explicando assim parece clichê, mas é a maneira como os V’s (de visitantes) se predispõem a fazer isso que torna a coisa interessante, já que eles não usam necessariamente da força para tomar o planeta, mas sim da fé e confiança adquirida dos humanos. Ana (interpretada pela brasileira Morena Baccarin), a líder da raça, reforça sempre em seus discursos que a vinda dos V’s é marcada pela paz, mas a realidade é que eles já estavam infiltrados na Terra vários anos antes de suas naves aparecerem nos céus das principais capitais do mundo.
Secretamente, ao longo de anos, os V’s se infiltraram nas mais diversas esferas, desde departamentos públicos como o de polícia, até células terroristas. Seu objetivo é ganhar a confiança dos humanos, ao mesmo tempo em que manipulam os acontecimentos, fazendo com que os humanos entrem em conflitos inúteis.
Sob a aparência falsa de humanos, se escondem seres bípedes evoluídos de répteis. A carne humana que exibem é um revestimento produzido cientificamente. A ciência avançada dos V’s pode sanar diversas doenças humanas antes incuráveis, isso faz com que as pessoas questionem se é justo rejeitarem uma raça aparentemente tão benevolente.
Como enfrentar uma invasão de seres que possuem a confiança de todos e que podem se misturar entre os humanos? Aqueles que sabem a verdade vivem em constante paranóia, sem saber em quem confiar, tendo que guardar para si aquilo que sabem, ao mesmo tempo em que tentam descobrir uma maneira de encontrar outras pessoas que possam reforçar a resistência, sem se expor no processo. É nesse ponto que entra a grande sacada de V: existem traidores entre eles, seres que aparentemente se adaptaram na convivência com os humanos ou simplesmente não concordam com a invasão. Eles se denominam de a quinta tropa. Dessa forma, um crescente número de humanos despertos, juntamente com a quinta tropa, tentarão desmantelar a invasão dos V’s.
Ana, interpretada pela brasileira Morena Baccarin |
Trata-se de uma ótima série de ficção, ideal para aqueles que, como eu, ficarão órfãos de Lost depois da última temporada e temem não ter alguns mistérios para quebrar a cabeça. O suspense de V, gerado sobretudo pela sensação de impotência dos personagens que se sentem constantemente vigiados e perseguidos, conduz muito bem o clima da série. Não deixem de conferir.
Classificação:
4 hits! (por enquanto)
Trailer: