Chegou a vez de falar da conferência da Sony na E3 2009. A empresa, que foi a última das três fabricantes de consoles a mostrar suas novidades na feira, começou a conferência falando do PSP Go, a nova versão do PSP que até já mostramos aqui no blog.
Muitos jogos de peso sairão para o portátil entre 2009 e 2010. Dentre eles estão Jack and Daxter, Little Big Planet, Gran Turismo Mobile e a maior supresa de todas: Metal Gear Solid Peace Walker. Trata-se de uma sequência direta da série e não um spin of, uma vez que o jogo se passa 10 anos após Metal Gear Solid 3. A apresentação do game foi feita pelo próprio Hideo Kojima no palco. Os gráficos do game estão ótimos no portátil, como é possível ver no trailer abaixo.
Deixando um pouco de lado o PSP, o foco da conferência passa a ser o Playstation 3. Ao contrário do ano passado, na E3 deste ano a Sony trouxe várias exclusividades para seu console. Dentre elas está um título inédito da Rockstar (de GTA IV), intitulado The Agent. O game se passa nos anos 70 e mostra a vida de um agente secreto. Outras exclusividades mostradas em vídeo são: God of War 3, exibido em gameplay e The Last Guardian, o misterioso game que havia sido apresentado num trailer teaser com o título "Project ICO". Lost Planet 2, qua antes parecia exclusivo do Xbox 360 foi oficialmente anunciado para PS3 também.
Final Fantasy XIV foi anunciado como exclusividade do PS3, o que causa certo espanto já que FFXIII ainda nem saiu. Entretanto, o game será online, o que pode desagradar alguns fãs da série como aconteceu com FFXI. Tanto FFXIII quanto FFXIV estão previstos para o ano de 2010.
Assim como a rival Microsoft, a Sony também mostrou seu protótipo de controle com sensores de movimento que, combinados com a câmera Playstation Eye, promovem a interação direta entre jogador e game. Os controles tinham realmente cara de protótipo, pois o design era bem feio e os gráficos das demonstrações também eram simples. Parece que o objetivo principal da Sony era apenas mostrar a precisão de resposta em seus controles (por sinal bem alta) e algumas funcionalidades.
O fato de a Microsoft ter feito uma apresentação tão glamurosa de seu "Project Natal" no dia anterior ofuscou um pouco o ar de "novidade" do projeto da Sony. Não sei se foi impressão minha, mas um dos apresentadores dos controles parecia nervoso ao falar no início, talvez pela pressão imposta pela apresentação da Microsoft. Mas o fato é que ver o projeto da rival pode fazer com que a Sony não traga algo medíocre para o mercado. A aplicação dos controles em games de estratégia e ação em primeira pessoa pareceram bem interessantes.
A apresentação da Sony também trouxe boas notícias para nós brasileiros, já que a empresa anunciou que a linha Playstation será oficialmente lançada no Brasil. Desta vez não será apenas o PS2 que entrará no mercado, PSP e PS3 também estão nos planos da empresa. Segundo o site UOL Jogos, que entrevistou Mark Stanley, diretor e gerente geral da Sony para a América Latina, a linha Playstation virá para o Brasil ainda em 2009. Mark afirma que a Sony já está em negociação com o Governo brasileiro para que os impostos sejam reduzidos, o que fará com que a empresa possa vender sua linha a preços competitivos, satisfazendo o consumidor e, ao mesmo tempo, combatendo a pirataria.
Infelizmente, os impostos para os setores de games e softwares são dos mais abusivos no Brasil, porém, pelo fato da Sony produzir outros aparelhos no país e gerar milhares de empregos o Governo brasileiro tem meio que um débito com a empresa, algo que pode facilitar as negociações com relação aos impostos cobrados.
Um comentário:
Seguinte Wendell
Não tenho teu e-mail... Enviei uma mensagem através do teu primeiro comentário na minha Athena. Se quiser, envie você uma para mim, ok? Meu e-mail está no meu perfil...
Tô no aguardo e desculpe tanto rolo?!
Beju
E até
Postar um comentário