terça-feira, 14 de abril de 2009

Esse eu vi: Presságio (Knowing)


Por Wendell Peixoto
Para quem não sabe, o filme Presságio (Knowing) é do mesmo diretor de Eu, Robô, um dos meus filmes de ficção preferidos. Embora Presságio siga uma linha de pensamento totalmente diferente de Eu, Robô, sem elementos futuristas e caçadas frenéticas como no último, o filme é uma ótima obra de ficção, pois o roteiro agrega fatores científicos com elementos míticos, como a capacidade humana de fazer previsões.
O filme começa no final da década de 50. Em uma sala de aula, uma jovem professora anuncia aos alunos que será enterrada uma capsula do tempo, contendo as previsões das crianças em forma de desenhos sobre como será o mundo daqui a 50 anos. A sugestão da criação da capsula partiu de uma aluna chamada Lucinda Embry que, ao invés de desenhar encheu uma folha inteira com diversos números. Lucinda é a típica retratação americana do aluno esquisito, que vive isolado, rejeitado pelos amigos.
Não é nem preciso dizer que após esse breve início o filme corre para o tempo presente. Em 2009, o astrofísico John Koestler (Nicolas Cage) vive o drama de criar um filho sozinho, já que perdeu a mulher muito cedo em um acidente. Nas comemorações escolares, a capsula do tempo é aberta e o filho de Koestler pega o envelope de Lucinda Embry. Intuindo se tratar de uma mensagem, o garoto leva o papel para casa. Analisando os números Koestler descobre datas, horas e número de mortos de diversos acidentes ao longo dos últimos 50 anos, no entanto, alguns deles ainda não ocorreram.
Koestler passa a seguir as pistas dos números tentando evitar as catástrofes, sem muito sucesso. Paralelamente a isso, Caleb (o filho de Koestler) passa a ouvir seres sussurrando em seus ouvidos. Temendo pelo filho e pelas catástrofes que estão por vir, Kostler procura o rastro de Lucinda, que o leva a filha da mesma, já que Lucinda já não é mais viva. Juntos eles descobrem que a última catastrofe envolve toda a Terra e não poderá ser evitada.
O filme conta com muitos pontos comuns nas produções de hollywood (como capsulas do tempo e a aluna esquisita), mas isso não tira o brilho da produção, principalmente nas cenas de ação que são muito bem feitas. A cena do avião caindo sobre a rodovia foi realmente demais.

O filme tem um final bem diferente (que não vou contar para não estragar a surpresa). No geral, se você gostar de ficção Presságio é uma ótima opção. O filme é pipocão sim, mas o que é que tem? 

Classificação:



 4 hits!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...