Por Wendell Peixoto
Já fazem mais de onze anos que acompanho as histórias dos mutantes e uma coisa posso dizer: a cronologia dos X-men é uma das mais difíceis de se acompanhar. Um leitor novo que se interessar pelas histórias terá grandes chances de ficar boiando se passar a ler de um ponto qualquer, pois são muitas as referências a fatos passados. Entretanto, a saga Complexo Messias será um marco zero para uma série de novos acontecimentos. Então, se você pensa em começar a ler X-men esse é um bom momento.
Para quem não sabe, ao fim do mega evento Dinastia M (que envolveu todos os heróis Marvel), Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, usou seus poderes de alteração da realidade para apagar as mutações da maioria dos mutantes do planeta. Ela não só deixou os mutantes sem poderes, como também apagou as chances genéticas de novos mutantes nascerem. Bastaram três palavrinhas: "Chega de mutantes" e puf!!! A população pulou de milhões para menos de duas centenas de mutantes.
É nesse contexto que começa Complexo Messias. Diante da ameaça iminente de extinção provocada pelo Dia M, eis que nasce o primeiro bebê mutante. Seu poder é tão grande que, mesmo latente, destrói os circuitos de cérebra, o super computador dos X-men.
A equipe se dirige imediatamente para o local demarcado por cerebra, mas só encontra destroços em meio a corpos de Purificadores (terroristas anti-mutantes) e Carrascos do Sr. Sinistro. Todos queriam a bebê mutante por um motivo. Mas qual dos grupos a pegou?
O nascimento da bebê mutante fez com que duas linhas linhas temporais envolvendo mutantes surgissem. Sendo assim, Ciclope pede a ajuda do X-factor, que surge representado por Rictor, Madrox (o Homem Multiplo) e Laila Miller, a garota que sabe das coisas. A idéia é que Madrox envie uma de suas cópias para o futuro para poder investigar os fatos do passado que o originaram. Laila e Madrox vão, então, atrás de Forge e sua máquina do tempo. Já Rictor tem a missão de se enfiltrar entre os purificadores.
No laboratório de Forge, uma cópia tagarela de Madrox acaba de ser enviada para uma das linhas temporais. Quando a segunda cópia começa a ser enviada, Laila se joga na máquina e parte junto com ela. Porém, Forge avisa ao desesperado Madrox que a viagem tinha passagem só de ida, de maneira que não dava para reverter. Irritado, Madrox parte para cima de Forge, mas antes que consiga acertá-lo cai em uma espécie de coma.
Enquanto isso, um grupo de X-men segue a pista do esconderijo dos Carrascos. Na mansão, os alunos, frustrados por não poderem ajudar, resolvem agir por conta própria e vão atrás dos Purificadores. Metendo os pés pelas mãos, os novos X-men invadem o quartel dos terroristas, comprometendo o disfarce de Rictor, apenas para descobrir que estão lidando não só com humanos armados, mas também com a assassina Lady Letal, que fere Satânico aparentemente de maneira fatal.
Paralelamente, vagando por aí, uma criatura conhecida como Predador X procura mutantes para se alimentar. Quanto mais come, mais fome sente.
Na próxima parte descobriremos o destino de Laila e Madrox no futuro. O encontro dos X-men com os Carrascos e dos Novos X-men com os Purificadores. E o Predador X segue seu caminho rumo a Escola Xavier, se alimentando pelo caminho.