Já tentou imaginar como seria o visual dos Vingadores se suas histórias se passassem na era medieval? Creio que não, mas um artista chamado Durrian sim. O desenhista criou versões do Capitão America, Viúva Negra, Loki, Nick Fury, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e homem de Ferro, trajando armaduras que mesclam a rusticidade e o toque místico e sombrio da idade média.
Em sua pagina no Deviantart é possível conferir outras criações sobre temas variados. Até mais!
Embora raramente exiba um filme inédito, a Sessão da Tarde tem sido, desde sua criação em 11 de março de 1974, um dos principais atrativos da programação da Rede Globo durante as tardes. Por estranho que pareça, antes da internet e os computadores monopolizarem o tempo das crianças, era comum chegar da escola, assistir Chapolin e Chaves, para mais tarde trocar de canal e curtir um bom filme na Sessão da Tarde.
Essa rotina diária e as constantes reprises fizeram com que a Sessão da Tarde popularizasse determinados filmes entre gerações específicas de telespectadores. Eu, que nasci na década de oitenta por exemplo, tenho meu próprio grupo de clássicos da Sessão da Tarde com o qual montei esse top 10, dividido em duas partes:
10 - Loucademia de Polícia (Police Academy, 1984)
A mais destrambelhada academia de polícia fez um enorme sucesso nos cinemas e deu origem a seis sequências. Durante muitos anos a série foi constantemente reprisada, embora hoje raramente seja exibida.
9 - Os Gonies (The Goonies, 1985)
Produzido por Steven Spielberg (o rei da Sessão da Tarde), Goonies tinha a receita ideal para se tornar um clássico: cinco meninos (dentre eles um gordinho muito atrapalhado), um monstro, um tesouro pirata e uma família de bandidos para atrapalhar. Não havia como dar errado e, de fato, não deu.
8 - Conta Comigo (Stand by Me, 1986)
Assim como Goonies, Conta Comigo também narra a aventura de um grupo de amigos, fato que não é de se estranhar, já que histórias desse tipo eram um filão bem explorado na década de 80. Porém, ao contrário do anterior, aqui a jornada envolve uma boa dose de drama, embora não deixe de ter algumas cenas engraçadas. No filme, quatro amigos saem de casa e se juntam em uma viagem para encontrar o corpo de um garoto há vários dias desaparecido na floresta. O longa recebeu uma indicação ao Oscar e sua música tema - de mesmo nome do filme - é ainda hoje lembrada como um hino da amizade: When the night has come and the land is dark...
7 - Gremlins (1984)
Quem não se lembra de Gizmo do filme Gremlins? Essa criaturinha foi um dos brinquedos mais vendidos daquela época graças ao imenso carisma do personagem. Os Gremlins eram criaturas fofas que se reproduziam quando molhadas e que não podiam, sob hipótese alguma, comer após a meia noite, pois se transformavam em monstros terríveis. Quem não viu, tem que ver e quem já viu deve rever, já que os filmes da série Gremlins não passam na Sessão da tarde há um bom tempo.
6 - Willow: Na Terra da Magia (Willow, 1988)
Antes dos filmes épicos modernos, como Senhor dos Anéis e o vindouro Hobbit, havia um ótimo filme sobre guerreiros, feiticeiros, anões e grandes batalhas nas telas da Sessão da Tarde intitulado Willow: Na Terra da Magia. O filme conta as aventuras de Willow, um anão (e aprendiz de feiticeiro!) que tem a árdua tarefa de proteger uma garotinha das garras de uma feiticeira que tenta a todo custo matá-la antes que cresça e concretize a profecia que culminará em sua derrota. Filmes de temática fantástica costumeiramente abusam de efeitos especiais e Willow, a despeito das limitações tecnológicas da época, não fez feio nesse sentido. Para quem gosta do estilo é um clássico imperdível que não pode deixar de ser visto.
Bom pessoal, essa foi a primeira metade do Top 10 filmes da Sessão da Tarde, aguardem pelo próximo post contendo as cinco primeiras colocações e não deixem de expor nos comentários quais são os filmes que fazem parte de seu top 10 pessoa. See ya!